domingo, 24 de maio de 2009

Aniversário chegando...

Pois é, aniversário batendo palminhas no portão com aquela cara de safado querendo me avisar que já não sou mais tão novinha assim. Pode parecer maluquice (acredito que é) mas o fato de saber que estou chegando em 1/4 de século faz meu estômago dar umas reviravoltas sinistras - ansiedade pra fazer aniversário nunca foi muito a minha praia. Geralmente faço um bolinho com a família - aniversário sem bolo não dá né? Nem com a mais necessária das dietas eu dispensaria...

Enfim, esse aniversário, em especial, me traz alguns questionamentos interessantes que eu gostaria de compartilhar com vocês. Sigam-me os bons:


- Esse é meu primeiro aniversário em que estou trabalhando em tempo integral. No ano passado trabalhava meio período, ou seja, deu pra fazer um corpo molezinho de manhã. Mas o fato de estar ocupada o dia inteiro com as crianças no dia mais especial do ano (ô, pretensão) me faz pensar sobre o fato de ter finalmente mudado o status da minha persona para "adulto"...


- Meu primeiro aniversário noiva. Ou seja, tô aqui de aliança no dedo anelar direito piscando pra quem quiser ver, tudo bem que isso não era novidade, já uso aliança há um bom tempo (uns nove anos, mais ou menos). No entanto, namorido fez questão de gravar o dia em que ele subitamente resolveu entrar numa joalheria e comprar um par de alianças pra me fazer surpresa num raro almoço de famílias reunidas. Tudo bem, vamos fazer dez anos juntos e 'tava mais do que na hora. Mas é diferente. Não sei porque, mas é.


- Esse é o meu primeiro aniversário com carro. Besteira? Que nada. Tenha seu carro pra saber a grande mudança que isso representa na sua vida/bolso.


- Meu primeiro aniversário com meu novo corpo.


Esse item não poderia faltar.... acho que esse é meu primeiro aniversário em que não me encontro na condição de obesa. Sei que poderia ter passado por essa mudança há muito tempo, mas acredito que fiz no tempo certo. Agora é mais fácil entender o que me motiva a perseguir essa nova silhueta, e também fica mais fácil desarmar aquelas conhecidas armadilhas que me faziam colocar tudo a perder.

Lógico, sei que não sou imune a recaídas, mas acredito que essa consciência faz com que tudo se torne mais concreto, deixa de ser a busca por uma solução pronta e vira a construção de alternativas aos erros mais comuns. Dar ao corpo/comida/fome/auto-estima seus verdadeiros significados e manter a meta em foco, sem fotos de modelos magérrimas na porta, sem sacrifícios, com saúde e cabeça no lugar.

Descobri coisas sobre a minha maneira de agir que me deixou bastante assustada no início - quem não se assustaria ao perceber-se como o maior inimigo de si mesmo? - quando resolvi fazer as pazes comigo as coisas se tornaram mais simples. Fome é fome, ansiedade é ansiedade, tpm é uma merda e eu posso fazer minhas vontades de vez em quando. Mas sem me sentir acima de qualquer suspeita, entendo que o chocolatinho, o sorvetinho e os outros inhos me deixam diariamente longe do tamanho P.

Nesse meu primeiro aniversário com meu novo corpo quero, entre outras coisas, recordar minhas estratégias, reforçar minhas convicções e refazer aquilo que for necessário. E é claro festejar minhas conquistas com quem amo, pois sem amor.... não dá.


***


Em maio, no shops...

2 comentários:

  1. Manter a compostura? dificil hein....rs
    Acho que vc já vive seu "presente de aniversário" Parabéns ...mesmo com 16 dias faltando...rs te amo!

    ResponderExcluir
  2. Marcela tá gatiiiiiinha!

    Passei aqui não pra dizer as mesmas coisas que eu digo sempre, porque vc sabe que vc ta ficando cada vez mais gata.

    Passei mais pra dizer que adoro ler o que vc escreve. Vc tem um jeito porranenhuma de escrever que me satisfaz. Gosto muito.

    E sobre seu niver, é pesado fazer 25 anos. Também o faço esse ano e isso tá mexendo profundamente comigo (não vai dar tempo, não vai dar tempoooo). Mas sabe o que é legal? Ficar mais velha com alma de criança sempre! Nunca perca isso, viu?

    Bjão

    ResponderExcluir

Comente, mas por favor, mantenha a compostura.