quinta-feira, 28 de maio de 2009

Catando os caquinhos ... e montando novas estratégias.

Putz, tô dizendo...
Fui na endócrino na terça, já achando que não ia fazer bonito, porém estava tranquila. Mas na hora da pesagem, bomba: ela me diz que estou com 76kg.
COMO????
Eu sei como.
Semana passada foi A SEMANA da "prostituição" da dieta. Sabe aquela história de "tô nem aí?", hoje vou descontar na comida, "ah, só unzinho, eu posso?" Cometi todos os pecados de uma vez só, passeei do doce ao salgado com toda vontade. Sabe aquela promoção nº 4 de cheddar com batata? Caí de boca. Duas vezes na mesma semana.
Vai, pode começar a afinar a chibata porque vem mais por aí...
Como sabem, tomo a sibu desde o início. Mas nas duas últimas semanas eu fiquei "descoberta", pois o remédio acabou e não tinha outra receita. E nessa brincadeira de "hoje eu posso", acabei podendo sempre - aquele lance de estresse de professor é realmente verdade.
Mas na verdade, não tô podendo não. Não tô podendo mesmo!
Bem, vamos encarar os fatos: minha cara caiu durinha no chão e esfacelou-se enquanto ia ouvindo o esporrinho básico da doutora. Com toda razão - sou mimada mas tenho princípios.
Depois de sair arrasada do consultório (ainda tive que aguentar meu pai comemorando ter perdido 2 kg - ele também tinha consulta com ela no mesmo dia), fiquei matutando como eu poderia recuperar o PODER. Porque tudo é uma questão de poder e não poder. O que eu posso e o que eu não posso nesse balaio?
Claro que estou careca de saber o que pode e o que não pode, afinal são 10 meses de dieta ininterrupta. Acho que vale repensar algumas decisões e criar estratégias para metas alcançáveis a curto, médio e longo prazo. Vamos a elas?
Não cair em tentação - Sei que a primeira coisa, a mais simples e até mesmo a mais positiva financeiramente falando, é esquecer completamente a existência de rodízios, barzinhos com batata-queijo-bacon, mcdonalds. habibs e afins. Escolher locais com mais opções que cabem na minha dieta é fundamental pra fazer as coisas funcionarem direito, nem que eu precise parecer um pouco anti-social nesse primeiro momento.
Arrumar novas atividades físicas - deixar a preguicinha de lado também é algo positivo e sem contra-indicação. A questão da $$ precisa parar de ser a desculpa oficial para ser encarada como investimento. Afinal, saúde não se encomenda na natura, nem na avon...
Fazer programas "magros" - ultimamente temos saído pra comer e encontrar os amigos. Cara, isso tem me feito bem e mal. Mal pro bolso, como eu disse, mas venho deixando meu trabalho um pouco de lado. É claro que relaxar, rir e se divertir é gostoso, necessário e tudo mais. No entanto, percebo que não posso fazer de uma coisa bacana uma desculpa pro desleixo justificado.
Entre outras coisas, acho que a mudança precisa partir de um amadurecimento pessoal. Titia Marcela não vai ser melhor ou pior porque está magra, gorda e tudo mais. Só que a Marcela decidiu que não ia ser gorda, por vários motivos, e tenho certeza que é uma decisão acertada. Mas de teoria não se sobrevive, é na prática que estão os desafios verdadeiros.
Quem disse que é fácil?

4 comentários:

  1. Bom.... acho que, as vezes, caimos em uma zona de conforto que não podemos. O importante é que você encontrou o ponto fraco e está disposta a resolver. Vamos juntos assim como estamos indo a 10 anos...

    ResponderExcluir
  2. "Nobody say if it was easy", disse o Coldplay...

    Afinal de contas, pra vc ficar bem consigo mesma, só vc pode fazer por onde. É complicado conviver com stress e coisas do dia-a-dia, mas bem-vinda a vida adulta, minha cara...

    Posso compartilhar goduras? Estou 13kg acima do peso. Hoje consegui chegar aos 80kg sem as roupas. O que me deixou com a auto estima destruída. Sei o que tenho que fazer e onde está meu erro. Alguns deles já forma consertados, mas a minha dilemática vida adulta não me deixa relaxar. Isso é papo pra outro dia.

    O que importa é vc encontrar força de vontade. Ah., vai, eu sei que ai dentro tem escondida num potinho...Mudar os hábitos e o jeito de encarar as coisas é necessário as vezes. E olha, recusar um copo de sorvete de Negresco não fará de vc uma amiga antipática (se bem que aquele sorvete nao estava bom =S)

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. tô contigo! programas magros!!! To precisando pisar no freio... O que sugere? Vamos fazer um programão light???? êêêÊêÊÊÊEÊê

    ResponderExcluir
  4. "Irmã de dia" rs...
    Pô, essas recaídas são um probleminha...
    Mas é isso mesmo, ver os erros, as falhas e acertar tudo e contornar tbm...
    Assim vc volta ao que tinha conseguido e ainda vai mais além!!
    Muito Sucesso!!!

    ResponderExcluir

Comente, mas por favor, mantenha a compostura.