sexta-feira, 1 de agosto de 2008

As voltas que a vida dá...

Bom, não há melhor jeito de começar a falar sobre o que vou fazer para emagrecer se não contando aquelas velhas histórias do que eu um dia já fiz pra alcançar esse objetivo.
Não tenho muitas, nunca fui de fazer loucuras pra emagrecer, do tipo vomitar, ficar dias sem comer ou restringindo tudo que eu comia. Era muito sem-vergonha, nem me importava de comer no rodízio de massas duas vezes por semana (argh...), trabalhando com crianças, sempre tem um biscoitinho, bombomzinho, agradinho das mães - aliás, por que temos mania de presentear os outros com comida?- E a cantina, com seus salgados e refrigerantes sempre à vista, tentações perfeitas para aquela hora de fome à tarde.
Em 2005 eu estava com 87,5 kg. Nessa época arrumei um estágio numa empresa no Centro do Rio de Janeiro, trabalhava de 10 às 17h e depois ia pra faculdade. Por mais estranho que possa parecer, foi assim que pela primeira vez eu consegui perder 12 kg, com reeducação alimentar.
Para mim, foi mais fácil comer bem fora de casa do que dentro dela. Adorava ir nos restaurantes a quilo, montar pratos super coloridos e levinhos (sobrava mais dinheiro, rs). Demorava horas andando pelas ruas e vielas, olhando as vitrines, indo ao fórum, batendo perna mesmo. Comecei a reeducação em março e em setembro já estava com 75kg, linda. O endocrinologista que me atendeu na época me disse que com 70 eu já estaria muito bem.
Só que mesmo emagrecendo, não estava feliz. O estágio era um saco, estava infeliz. Pra ter uma idéia, enquanto estava no ônibus, no caminho para o Centro, sentia uma falta de ar, uma agonia, vontade de sair correndo. Dessa forma, apesar de perder peso, minha autoestima não acompanhava as conquistas. Me sentia bonita com as novas roupinhas, mas não era o suficiente pra ficar feliz.
Saí do estágio em outubro, e na mesma época deixei de lado a reeducação alimentar. Não demorou muito pra recuperar os quilos perdidos e mais um pouco. Mas eu não me importava. Pelo menos, tinha deixado aquele trabalho estafante de lado e comecei a me dedicar mais à faculdade.
Nesses últimos três anos deixei a questão do meu peso de lado. Ele não me incomodava no dia a dia, só quando ia comprar roupas, putz, aí sim as coisas comaçavam a complicar. Fui perdendo as calças que havia comprado na época "magra", as blusas já apertavam nos braços, sobrava muito pros lados. Mas e daí? Afinal, pra que serve a T-Plus da Leader Magazine?
Acontece que olhava a questão do peso de uma ótica invertida. Não preciso perder peso porque quero vestir uma manequim 38 e desfilar toda boa. Quem disse que esse deve ser o mote?
Preciso emagrecer porque meu corpo não foi feito para suportar 30kg a mais do que o ideal. Preciso emagrecer pra não me tornar hipertensa, diabética, pra não sofrer um ataque do coração com 30 anos. Preciso emagrecer para não ter complicações na gravidez quando desejar ter filhos.
Essa deve ser a meta principal: viver com qualidade. Ser saudável. E se ficar mais fácil na hora de se vestir, beleza!
Comecei a visitar uma nova endocrinologista no início de maio. Fiz os exames que ela pediu e me assustei quando vi o resultado. Na hora em que fui mostrar pra ela, lembro que a dra me perguntou "E aí, como estamos?". Respondi "Ah... nada bem, vc vai brigar comigo mesmo..."
Lembro da expressão dela quando começou a ler meu exame "Nossa, está muito alto, vc é muito nova..." Vi que ela me olhava com um certo desespero. Acho que naquela hora caiu a ficha, putz, não dá mais pra continuar desse jeito...
Pra não me receitar um remédio contra o colesterol, já que sou nova, ela disse que me receitaria um remédio que serviria para diminuir a ansiedade, aumentar a saciedade e a absorção de gordura. Torci o nariz, não gosto de tomar remédios. Ela receitou sibutramina, 10 mg, uma vez ao dia. Bem, fazer o que? Era aceitar ou continuar nessa vida.
Comecei a usar a sibutramina no final de junho. Até aqui ela tem me ajudado bastante a perder peso. Mas sempre tem uma ou outra condição adversa, né?
Mas isso é assunto pra outro post.

3 comentários:

  1. Olá
    Vi um comentário seu em outro blog e resolvi dar uma passadinha por aki e achei mt legal...
    Vc colocou bem as questões do pq deve emagrecer...concordo plenamente...
    Eu já usei sibutramina...mas nem terminei o frasco...n vi diferença...engrenei no emagrecimento qd comecei a seguir a dieta da minha irmã...uma dieta dos comedores compulsivos...De março p maio perdi 15kgs...num total eliminei 20kgs...Estava com 100!!!
    Eu tenho dado mts derrapadas...me sinto bem com esse corpinho...masssssss quero chegar aos 70kgs...e retomei a dieta ...
    Bjokas e um otimo fds!!!!!1

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem Marcela? Pois bem: posso ver que tem uma certa instabilidade no teu peso, você diz que está acima do peso e quando chega ao peso considerado ideal logo volta a engordar novamente. What's going on? Procure saber direitinho com o médico, porque, eu vivo abaixo do peso ideal e nem por isso eu morro! Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcela, prazer em conhecê-la!

    "Só que mesmo emagrecendo, não estava feliz" = eu já vivi isso também e acabei engordando denovo... tem que aprender a viver melhor, o emagrecimento vira consequencia!

    Adorei seu blog e seu estilo!

    Cuidado com a sibutramina: para mim detonou meu ciclo menstrual e parou de fazer efeito 6 meses depois. Espero que contigo corra tudo bem: cada organismo tem uma resposta.

    Aprenda a comer direitinho, se exercite e cuide do seu coração: não tem melhor "receita" para emagrecer definitivamente e feliz.

    Beijos e seja muito bem vinda!

    ResponderExcluir

Comente, mas por favor, mantenha a compostura.