sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Ai, sexta-feira!

Como professora, posso dizer que amo o que faço e que não saberia fazer outra coisa. Gosto de planejar, inovar, criar, provocar, ensinar. Gosto dos alunos, e modéstia à parte, acho que posso dizer que eles também gostam de mim.
Mas, vou ser franca. Adooooro sextas-feiras. Ainda mais às 17 e 30. Quando eles vão embora juntos com os responsáveis, afagos e beijinhos, tchauzinhos de longe, bom-fim-de-semana. E LIBERDAAAADE, agora posso deixar o perfil-professora pra ser Marcela de novo!
Não dá pra deixar o clichês de lado, sou daquelas que carregam os cadernos enfeitadinhos à frente do corpo, de saltinho baixo, roupinha sóbria, pura e casta, símbolo incorruptível de afetividade. mas por dentro, ahhh... Louca pra largar as pastas longe, aumentar o decote, subir no salto, escurecer a sombra, soltar as madeixas. Professora também é gente? É mulher? Às vezes as pessoas esquecem disso...
*
Não é por nada, mas hoje estou meio ansiosa e apressada. É sexta. SEXta. Ultimamente ando com uma fome...
O emagrecimento proporciona um aumento considerável da auto-estima, que por sua vez auxilia no despertar daquele admirar-se/te, parece que tudo está mais bonito, mais tenro, mais apetitoso. Não é no outro que você sente desejo. Não. O desejo está em você.
Ah, olhar-se no espelho, fazer caras, bocas, poses, voltar à adolescência. Auto-admirar-se, auto-devorar-se, sentir-se desejável, única, poderosa. Saber aquilo que te agrada e o que não agrada, hummmm... praticar o "amar-se antes dos outros" é um estimulante a mais para qualquer processo.
Porque eu entendo que emagrecer não é renunciar-se, pelo contrário. Emagrecer é cansar daquela sabotagem velada que foi praticada durante todos esses anos, os exageros, as gorduras, o descontentamento com a própria existência.
Não se começa a emagrecer porque se odeia, e sim porque se AMA.
Quem inicia esse processo abominando a sua própria existência é um forte candidato às idas e vindas, ao efeito-sanfona, à insatisfação. Nunca ficará satisfeito com qualquer que seja o resultado. E logo usará a comida pra preencher aquele vazio interior que assusta e perturba.
Todos os dias, se ame. Sabe aquelas coisas bem tolas, como dizer bom-dia ao espelho? Já é um começo. Sinta-se ridícula, mas se olhe, encare o espelho, aquela é a sua imagem. Reconheça-se.
*
Sentindo-nos bonitas e capazes, o maior presente que podemos receber do emagrecimento é a saúde. Nada mais. A felicidade e o bem-estar são estados de espírito, e pra isso não tem lipo, nãoé?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, mas por favor, mantenha a compostura.