segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Desfiando idiossincrasias

Ai, ai.... ontem, dia de eleições, lá fui eu ser presidente de seção. De novo. Essa é a minha terceira eleição como mesária, em um lugar super-nível-A, tipo, Cidade de Deus, sabe qual é? Então... só pelo nome já dá pra ter uma noção do tipo de situação que precisei encarar, "tá ligado no procedimento, rapá"?
Graças a Deus não tive estresses muito grandes. Uma gente mal educada aqui, um impaciente ali, alguns analfabetos que não se reconheciam como tal e cismavam em "copiar" o nome no caderno de eleições - alguns eu consegui convencer a usar o carimbo, pelo bem da fila que se formava. Pelamordedeus, copiar o nome é dignidade? Isso só me indigna ainda mais, já ia falando pras pessoas sobre os cursos de alfabetização existentes pela região, mas sabe como é, não basta falar, é preciso convencer a pessoa que não é por ser pobre, velho e analfabeto que ela precisa aceitar aquela condição. Pior que não saber ler e escrever é se acomodar com tal estigma.

***
Estigma é uma palavra muito boa pra nós, gordinhos e gordinhas do meu Brasil varonil. Desde que nos assumimos como tais, sabemos que precisamos lutar todos os dias com os olhares de reprovação,os comentários jocosos ou cobertos de pena (tipo, aaaah, mas você tem um rosto tão bonito....), a sensação de não estar de acordo com os padrões de beleza impostos e até mesmo reforçados por nós mesmos, vamos ser honestos, que não nos sentimos bem com nossa forma física por essa inadequação. Não nos preocupamos com a saúde, e sim com as roupas, celulites, estrias, nos preocupamos com a estética e deixamos de lado a qualidade de vida.
Somos estigmatizados porque nos permitimos ser. Quando resolvi emagrecer, posso dizer com toda a propriedade que tinha essas metas ilusórias de chegar ao corpo da artista tal com o cabelo da sicrana e tudo o mais. Desejei um corpo que não era meu, desprezei minha particularidades, minhas qualidades, até mesmo a minha personalidade. Sabe quando você começa a não se reconhecer? Pois é.
O estigma da gordinha-coitada sempre me perseguiu, mas eu nunca tinha dado bola. Sempre fui metida a sabe tudo, metida a gostosa, me achei o máximo. Tudo isso muito bem reforçado pelo namorado e meia dúzia de admiradores (que o namorado não leia isso, rsrs). Daí, quando resolvi que ia emagrecer - com os motivos descritos lááá no início do blog, em julho, se eu não me engano - passei por um processo diferente e estranho.
Explico: a pessoa emagrece, correto? E aí vai começando a se adaptar a um padrãozinho aqui, outro ali, e sabe o que acontece? Ela começa a se desprezar. Sério! Ao invés de ficar feliz, a pessoa sofre pelo tempo que não estava daquela forma (que ela entende como um tempo desperdiçado) e por ainda não estar na Fôrma oficial. Ela começa a se achar estranha - ao novo corpo, e se compara aos padrões. Daí acontece duas coisas: ou ela desanima (porque o processo é lento e demora, exige sacrifícios, coisa e tal), ou ela começa a perceber essas armadilhas e tenta criar esquemas pra deixar tudo às claras e poder organizar melhor sua cabeça e sua vida.
'Tá achando que é loucura minha? 'Né isso não, rs. É que ultimamente tenho falado muito aqui em desânimo e acho que não combina muito comigo. Daí, falar abertamente sobre isso pode até ajudar a entender, certo?
Não é que estou me achando feia, talvez a palavra seja estranha. Descobri que tenho um pescoço grandão, rs. E o braço está mole, sobrando, sabe? Acho que aquele aluno plantou uma sementinha maligna na minha cabeça, hahaha. Outra coisa: acho que sou muito ossuda. Apareceram várias "pontas", no colo, ombros, costelas, cintura. Pra mim, é estranhíssimo conviver com esses ossos apontando no espelho. E a barriga, o culote, a coxona, bração e etc convivem desarmoniosamente com eles.
Não é que eu queira voltar a engordar - longe disso, cruzes. Eu quero mesmo é emagrecer mais depressa. Rápido.
E é por essas e outras que finalmente eu decidi - tchan tchan tchan tchaaaaaaaanm - que eu vou sim, enfrentar meus fantasmas e entrar numa academia.


(aplausos, por favor)

***
PS 1: Ontem, depois das eleições, o Marcos resolveu que queria comer no Burger king. Tive que acompanhá-lo, pois estava meio cansada pra argumentar e curiosa para experimentar o tal hamburguer grelhado. E lá não tem refrigerante light, tive que tomar o comum - ecow ! - mas quer saber? Nem valeu a pena. Troço caro e tão sem graça... da próxima vez eu peço a saladinha, vai ser muito mais proveitoso.

PS2: Varonil não parece nome de remédio de varizes?

Foto do dia!

Meu "antes" e "depois"


Antes ... Depois????

6 comentários:

  1. Oiiiiiiii! ADOREI seu post, diz tudo!!

    É complicado pra gente se enxergar nas nossas novas formas... mas vamos conseguir e ficarmos satisfeitas!!

    Burguer King eu AMOOOO, pena que na minha cidade nao tenha, ou melhor, ainda bem que nao tem, heehehhe... mas eu comia um normal, lotado de bacon, nao deve ser o mesmo que vc comeu..

    um bjo

    ResponderExcluir

  2. Teu post foi fantástico...parabéns, tu falou o que a maioria de nós sente e pensa, mas não tem a tua coragem de escrever. Show.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. kkkkk.

    Pô nem é tão caro no burger king. Vc deve ter comido um hamburger absurdo. Não pode. Dá uma olhadinha neste link, esse que é bom....http://www.youtube.com/watch?v=ZNJQMNHGaZY .

    kkkkk

    Poxa eu não passei por essa fase que vc disse que passou. Claro que eu gostaria muito que nada ficass mole, mas eu adoro ver meus ossos.
    Mas o que eu acho mais difícil é olhar para partes que você não olhava antes e ver como são terríveis, e pior imaginar como eram antes, tipo minhas coxas, estou desesperada para voltar para a academia e melhorar as molezas...

    ResponderExcluir
  4. Oiiiii!!!
    Adoreiiiiii seu post... Muitoooooo bom!!!
    Quanto ao Ps, é bom a gente dar umas dessas pra aprender hehehe. Burguer King nunca mais, hehe.
    Bjaaaao
    Vou te add no meu blog, comecei hoje. Vamo ve se eu animo.

    ResponderExcluir
  5. poooow, ate eu q n gosto dessas coisas tipo blog reservei 30 minutinhos pra ler o seu, sabe o q eu descobri?

    minha prima eh de maaaais....adorei priminha, eh bom ver q vc n eh uma desesperada e sim uma motivada. hahaha
    ^^ mt bom mesmo....bjao

    ResponderExcluir
  6. Começei a ler seu blog as 23:30h. Já são 02:05h, acabei de ler.
    Posso dizer q vc me deu uma injeção de ânimo.
    Obrigada.
    Não desista!!!
    Beijos e Parabéns.
    Angela Bruno (APAC)

    ResponderExcluir

Comente, mas por favor, mantenha a compostura.